sábado, 1 de janeiro de 2011

A BAILARINA DO LAGO

| |

Uma borboleta pousou sobre as minhas pálpebras

Jogou o "pó do mistério" sobre elas

Que mesmo tendo os olhos roubados pelo Falcão Dourado eu pude enxergar...

O mistério tem tempo determinado para desaparecer

Então, era preciso correr contra o tempo

E ver a beleza fugaz das coisas ainda não permitidas a mim na cidade dos sonhos
Subitamente, a cegueira que me inundava desapareceu

Eu não abria os olhos mas conseguia enxergar com a minha alma

Neste momento eu vi um encantador de borboletas

Ele tinha uma máquina fotográfica no peito

Com ela capturava a beleza das borboletas e as conduzia para onde quisesse

Era extasiante ver como aquela máquina tinha o poder mágico de manipular as cores, as formas e os tamanhos das borboletas

O vi correr por entre as pedras da alta montanha que eu estava

E precipitei-me para não deixá-lo desaparecer de vista...

A procura desesperada por ele me fez perder a dimensão do pequeno espaço onde eu estava

Um tropeço me fez cair da grande montanha de pedras que choram todas a noites

Naquele momento, eu pensei que quando eu tocasse ao chão eu acordaria

Como acontece quando a gente está crescendo e sonha...

Mas eu não queria acordar... De repente borboletas gigantes seguraram os meus braços

E eu sentia que o sonho ainda não iria acabar, estava apenas no começo

As grandes borboletas com cores ainda inomináveis me conduziram até o encantador de borboletas

Tomando a sua máquina nas mãos, ele disse:

- Você sabe o que acontece quando eu clico neste botão?

- As coisas belas são aprisionadas, certo?

- Errado. As coisas belas são reveladas.

- Pensei que as coisas belas fossem explícitas neste mundo.

- Neste ou em qualquer mundo a beleza não alcança a dimensão perfeita do olhar...

- Que lugar é esse?

- Um lugar onde os mestres da cidade dos sonhos não podem me encontrar, eu sou procurado por todos, perseguido por mostrar as coisas mais preciosas da cidade dos sonhos a quem não tem autorização para isso... Mas eu acho que toda beleza precisa ser libertada!

- Eu não acredito que ainda possa existir algo belo que não seja livre por aqui.

- Vem comigo!

O encatador de borboletas clica na máquina do seu peito e um flash de luz traz duas grandes borboletas corujas para nos conduzir.

- Vamos entrar num lugar muito sombrio, precisamos de borboletas acostumadas com as sombras dos desejos.

Elas nos ergueram e adentraram num vale sombrio, um caminho que eu não conseguia enxergar. Apenas sentia a sensação do vento, das folhas das árvores... Sem menos esperar, o meu peito foi envolvido por uma sensação de corda a apertar, como se alguém pressionasse forte, porém suavemente o meu coração com a duas mãos. Surgia uma vontade de chorar com gargalhadas e rir em prantos ao mesmo tempo. Antes que eu transbordasse esse sentimento, a escuridão passou, dando lugar a um céu lilás... Quando me dei conta, estávamos pousando numa pequena ilha em meio a um lago de cisnes lilases, onde dançava uma pequena bailarina solitária. Ela era bela, diferentemente bela das outras bailarinas que já havia visto dançar... Todos os cisnes eram espectadores dela, ao seu redor formavam uma plateia timida ofuscada pela incomum beleza da vida. O encantador de borboletas se aproximou de mim, percebendo o meu deslumbramento.

- Algumas belezas incompreensíveis moram em ilhas nunca exploradas.

- Acho que entendo de onde vinha essa sensação que me invadiu...

- Bem vindo à "Ilha da saudade"

- Como eu não pude reconhecer esse sentimento? Acho que é porque nunca senti...

- Quando a saudade chega nunca mais nos deixa...

- Do que ela sente saudade?

- Saudade de uma vida que ainda não viveu... É difícil entender como uma criatura pode ter saudade de algo que ainda não teve, mas essa é a pior saudade que se pode sentir.

Eu olhava a felicidade nostálgica com a qual dançava aquela bailarina de corpo incomum, parecia ter peso, mas era leve como um balão cheio de ar, doce como um algodão, alva como uma lua cheia... Uma concentração que nos arrastava para dentro da sua dança. Por um momento parou num salto suspenso e olhava para as águas do lago como se visse algo que te trouxesse uma lembrança muito preciosa.

- O que ela está fazendo?

- Toda vez que ela vê o seu reflexo no lago muitas coisas passam pela cabeça dela... É o momento onde ela percebe que é única e está protegida dos olhares maldosos do mundo. Vê os cisnes, eles sempre foram a projeção perfeita de uma bailarina, mas eles são todos iguais... E aqui percebem a força que existe quando se é diferente... Quando percebem que a diferença é que nos torna reais.

- Agora entendo... Ela vive aqui solitária porque a sua beleza ainda é abafada lá fora. Eu pensei que apenas os olhos dos HOMENS-GENTE é que estivessem despreparados para lidar com a beleza, mas agora sei que basta ter olhos para deixar de ver o que é importante de verdade.

- E pra quem ela dança? Sempre dançamos por algum motivo.

- Ela dança por um amor ainda não encontrado e por ele dança com saudade.

- Você poderia ajudá-la.

- Eu?

- Você não revela a beleza? Mostre para ela o que procura... Permita que ela sinta saudade do que tem, não do que ainda é apenas desejo.

- Não foi por acaso que as minhas borboletas chegaram até os seus olhos... Você é o menino-gente com olhos de poesia.

- Você e suas borboletas me fizeram enxergar de olhos fechados... Faz com que ela ame de olhos abertos.

Neste momento o encantador de borboletas se aproximou do lago e fotografou o reflexo da bailarina na água. Um flash de luz tomou toda a dimensão do lago e contaminou todo o céu mudando a sua cor para um azul imperial. Da água um príncipe negro com olhos de rubi saiu com os pés sobre dois cisnes que o conduziram até a bailarina solitária... A saudade se escondia nos seus olhos dando espaço à uma felicidade de realização. Duas belezas incomuns dançavam sem desrespeito na ilha da saudade, livres da nostalgia daquilo que ainda não se viveu.

Deixamos os dois naquela pequena ilha que não cabia mais ninguém... Eu fui conduzido de volta para o alto da montanha de pedras que choram. O encantador de borboletas e eu tínhamos um segredo que nem com cem anos contarei a alguém.

DEDICO ESTE POEMA A FERNANDA MATOS - FÊFA



Uma bailarina linda, uma mulher que vive muito por dentro, antecipando a vida que ainda não chegou.















2 comentários:

  1. Ahhhh Veve assim não vale.... brincava, e sei que vcê sabe disso quando dizia que não tinha um poema porque não era sua amiga, de verdade.
    Não vou comentar muito sobre ele agora pois não consegui lê-lo por completo, pois as lagrimas que teimavam em cair dos meus olhos não deixaram. Mas pelo pouco que consegui ler foi como se tivesse entrado em mim e visse "quase tudo" que tento não externar, pensamentos que não entendo, nem sei se é para entender tudo.
    Falo e as vezes não, mas agora vou dizer hahah, sinto ciumes sim, mas não é de uma pessoa em específico, quando vocês saem juntos e eu não estou, seja para qualquer lugar, sinto ciumes pois não vivo o que gostaria, não estou com vocês, e agora é a minha vez (não sei fazer como você mas), para mim é muito bom e muito importante estar com vocês (pois como dizem amigos a gente não escolhe), não temos uma relação de muito tempo (e isso não é necessário quando se está com pessoas que nos fazem bem, e é isso que sinto) e nem muito intima, mas para mim as poucas relações de amizade que tenho para mim são muito importantes, não sei se suficientes mas que me completam.

    Bom por enquanto é isso, quando conseguir ler o poema por completo comento cada pedacinho kk.

    Muito obrigada pelo poema, agora sou sua amiga kkkkkk.... agora sei que sou entendida mesmo não querendo as vezes kk... brigada pakito te amo (Explicitando as coisas que sinto, não vou mais guardá-las)

    ResponderExcluir
  2. Todos os que se consideram seus amigos leram o seu comentário juntos aqui em Salvador. Fizemos ÔÔÔÔ juntos ao final. Não duvide que não queremos vc por perto, mas sabemos que muitas coisas independem de vc... Sentimos vc como uma grande amiga, eu sinto. BJOOOOOOOOOO E obrigado por aceitar os meus versos com generosidade. VC É ESPECIAL!!!!!

    ResponderExcluir

Contador de visitas

Seguir

Inscreva-se

Coloque seu email aqui e receba as postagens desse blog:

Você vai receber um e-mail de confirmação

Nº de visitas

Contador de visitas
 
 

Diseñado por: Compartidísimo
Con imágenes de: Scrappingmar©

 
Ir Arriba